sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Causas do Chulé


Causas do chulé

Muitas vezes, somos vítimas de um problema que é muito constrangedor: o mau odor nos pés, conhecido popularmente como “chulé”.

E, muitas vezes, não vemos razão para o surgimento deste problema, pois praticamos uma boa higiene dos pés e dos calçados, atendendo a todas as regras de higiene que nos são ensinadas, não descuidando nunca da saúde dos pés.

Mas, afinal, o que é exatamente o chulé e o que o causa?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o grande causador do chulé não é o sapato. Vejam quais são os vilões que, aliados, fazem com que o cheiro de seu pé e de seu calçado fiquem insuportáveis:

. Falta de higienização do calçado: Não limpar o seu calçado com freqüência, nem deixar que o mesmo fique em local ventilado, aliado ao suor natural que sai dos seus pés é responsável por aquele cheiro ruim tanto dos calçados quanto dos pés. Por isso, é importante que você limpe o seu sapato com freqüência, procure não usar o mesmo sapato todo dia, dando-lhe um tempo de “descanso”, no qual o mesmo ventila, o que faz com que o mau cheiro desapareça. Também procure sempre tênis de material que permita a ventilação do pé, nunca use aqueles tênis que são feitos totalmente de borracha sintética, pois os mesmos inibem a ventilação dos pés, o que torna o odor insuportável.

. O envelhecimento natural e a deterioração do material a partir do qual o calçado é feito: Já reparou que quanto mais velho o sapato, maior a chance de o chulé aparecer? Isso porque o contato dos sapatos com todo o tipo de umidade (seja da chuva, seja de colocar o sapato após o banho sem antes enxugar os pés, seja pelo suor natural do corpo) estraga o material, o que ocasiona o mau odor. Por isso, sempre enxugue muito bem os seus pés antes de colocar o sapato e, se andar com ele na chuva, ao chegar a casa não o guarde, mas o deixe em local arejado para que o mesmo possa secar e não coloque talco no calçado molhado apenas para ocultar o mau cheiro. A pasta formada pelo talco junto com a umidade do calçado cria um ambiente propicio para a procriação das bactérias presentes no calçado.

. Por fim, as bactérias que estão presentes no pé, junto com o suor e com o fato de o tênis não ventilar, gera um cheiro desagradável. Portanto, é muito importante que você sempre cuide muito bem de seus pés, lavando-os com sabonete antibactericida, lixando-o freqüentemente, enxugando muito bem entre o vão dos dedos, cortando as unhas para que as mesmas não encravem.

Agora que você já sabe quais são os fatores causadores do chulé, procure cuidar sempre muito bem dos seus pés e dos seus calçados. Afinal, se ter chulé nos deixa com vergonha e nos incomoda, imagine como é a situação de quem esta ao nosso lado e é obrigado a suportar o fedor. Ninguém merece, não é mesmo?

Consulte sempre um Podólogo.
Happy Feet Podologia e Acupuntura á Laser – (11)4427-9521

Nenhum comentário:

Postar um comentário